Ave da semana - cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus)

E a partir de hoje, o blog terá a coluna Aves da Semana. Todas as semanas estarei aqui, escrevendo um pouco sobre as espécies que ocorrem aqui no extremo sul do Brasil. Pra começar, estarei falando um pouco mais sobre o cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus), uma das aves mais procuradas por observadores que vem de fora para registrar a bicharada aqui na região.
O cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus) é uma ave da família Icteridae, uma das famílias mais abundantes da nossa região. Essa ave está totalmente associada à banhados (como seu nome popular já diz) e à áreas alagadas. Facilmente encontrado no Banhado do Pontal da Barra, aqui em Pelotas. Particularmente, eu sempre encontro um ou dois indivíduos da espécie quando vou por lá.
Um hábito muito comum da espécie, é um dos indivíduos ficarem vocalizando, enquanto o outro está mais escondido em meio aos juncos. Geralmente são encontrado aos pares e já pude presenciar um bando com quatro indivíduos juntos.
cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus) é uma das nossas preciosidades, sempre que posso, faço uma foto. Afinal, é uma das espécies mais bonitas por aqui encontrada. Uma das características marcantes da espécie é o o peito de coloração vermelho-alaranjado que chama muito a atenção quando observamos a ave.

Algumas características de acordo com o Wikiaves:
"O macho da espécie apresenta tamanho médio de 25 centímetros de comprimento e pesa cerca de 86 gramas. A fêmea tem tamanho médio de 22,5 centímetros e pesa cerca de 75 gramas.
Apresenta a cabeça, o pescoço, nuca, queixo e o peito de coloração vermelho-alaranjado muito vivo, bem como a plumagem das coxas, (calções). O dorso, asas, uropígio, ventre e crisso são pretos, assim como sua cauda com longas retrizes negras.
Olhos são pequenos e negros. Os tarsos longos e pés são negros. O bico é reto, cônico, afilado e negro. A plumagem de ambos os sexos é semelhante, não apresentando dimorfismo sexual aparente. Os juvenis da espécie apresenta a plumagem geral de coloração preta, pontilhada com algumas penas vermelho-alaranjadas, principalmente no peito e pescoço."

cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus). Foto: Raphael Kurz.
cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus). Foto: Raphael Kurz.
cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus). Foto: Raphael Kurz.
Um indivíduo jovem do cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus). Foto: Raphael Kurz.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pelos quatro cantos de Rio Grande

Surpresas no Banhado da Marambaia

Explorando a colônia na zona sul