O tão esperado encontro com a Asio

Na última terça-feira, dia 25 de julho, recebi a ligação do Rafael Peter, um observador de aves aqui de Pelotas. Na ligação ele me disse que havia encontrado a coruja-orelhuda (Asio clamator) numa praça no centro de Pelotas. Essa coruja é "raridade" aqui pra nós, visto que ainda há poucos registros da espécie no município.
Logo que eu soube da notícia, espalhei nos grupos de Whatsapp e Facebook do pessoal aqui de Pelotas para que todos soubessem da ocorrência da espécie no local.
Na quarta-feira combinei com o Rafael e com o Fabiano Rosa de irmos atrás da suposta coruja. Combinamos de nos encontrar na praça as 18h, eu cheguei um pouco mais cedo e já fiquei monitorando pra ver se encontrava a ave pra tentar um registro com a luz do sol ainda, mas infelizmente a ave não apareceu.
Começou a escurecer e o Fabiano chegou, fomos atrás dela, agora munidos com o playback. Logo que eu toquei, ouvi a resposta dela.
Ficamos entusiasmados com a possibilidade de registrá-la. Então, a ave sobrevoa nossas cabeças e pousa num galho muito alto, como ainda não era noite, as fotos ficaram horríveis, mas apenas o fato de ter visto essa imponente coruja já estaria de bom tamanho.
O Rafael chegou por volta das 18:30 e logo avisou que a coruja pousaria num galho mais baixo, então usei o playback novamente e pra nossa surpresa, apareceu outro indivíduo, desta vez um jovem. E esse que "facilitou" nossos registros.
A ave ficou pousada num lugar alto, porém "no limpo" e assim fizemos alguns registros da espécie.

coruja-orelhuda (Asio clamator). Foto: Raphael Kurz.

coruja-orelhuda (Asio clamator). Foto: Raphael Kurz.
O local do registro foi na Praça Cipriano Barcellos, mais conhecida com a Praça do "Pop center". Como todos sabem, o local não é tão seguro assim, visto que todas as praças de Pelotas são inseguras. Mas o local recebeu ótima iluminação da prefeitura e no local onde há um chafariz (desativado) é muito iluminado. Por isso, ficamos ali registrando a coruja.
Várias pessoas passavam por nós e ficavam curiosas para saber o que estávamos registrando, quando mostramos a coruja e as fotos as pessoas achavam super legal e queriam saber onde encontrar essas fotos depois. Falei da fanpage do Projeto Aves do Sul e pra minha felicidade, duas pessoas falaram que seguiam a página e achavam super legal o trabalho feito. Isso pra mim não tem preço, visto que comecei esse Projeto sozinho e hoje já está tomando proporções que que nem imaginava...
O "público" achou o máximo a coruja, principalmente as crianças. Quem sabe um dia, as pessoas se conscientizem e comecem aos poucos observar e cuidar do ambiente dessa bicharada.
Agora é tentar voltar lá pra melhorar o registro dessa linda ave e se for possível, registrar a coruja adulta que estava por lá.

Comentários

  1. Mais bem a foto. Gostaria de agradecer para você, porque eu tinha uma foto Coruja-orelhuda em Barra do Quaraí/RS, não foi boa a foto. Quando eu soube você diz tem praça, então fui para tirar a foto. Agora ainda melhor minha foto filhote de coruja. Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Trending

Pelos quatro cantos de Rio Grande

Resumão de novembro - Parte I

Big Day Brasil 2017